Conversando sobre suicídio e sua prevenção.
- Instituto de Tanatologia e Luto

- 10 de jul. de 2020
- 1 min de leitura
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é o ato de por fim à própria vida deliberadamente. Independente de ser resultado de impulso ou planejamento, sempre se constitui como urgência prioritária para os profissionais da saúde.
Segundo o francês Jean Baecheler (1975), não há nada mais especificamente humano que o suicídio, pois apenas o ser humano é capaz de refletir sobre sua própria existência.
Diante disso, ressalto que o suicídio já era relatado muito antes da escrita da bíblia, foi denominado "suicídio" pelo inglês Thomas Browne, primeiramente em grego (autofonos), posteriormente foi traduzido para o inglês como suicide, em 1645.
Em 1990, foi criado o conceito de "comportamento suicida", dividindo o ato em ideação suicida, plano suicida,suicídio ou tentativa de suicídio, que facilitam no processo de identificação e manejo clínico.
Dado as informações, proponho a reflexão sobre o nosso papel na sociedade, será que contribuímos para existência desse tabu? Ou buscamos averiguar os fatos e visualizar o contexto de cada situação tal como ela é, sem impor nossos preconceitos?
🎗Espero que tenha contribuído com a sua visão sobre a temática, essas informações você pode encontrar no livro: O suicídio e sua prevenção - José Manoel Bertolote
Texto: Déborah Brito de Oliveira




Comentários